Diretrizes para RCP e ACE publicadas pelo Ilcor em 2010
Foto: Reprodução
As novas diretrizes para RCP e ACE publicadas em outubro de levam como ênfase permanente a RCP de alta qualidade, alterando a seqüência mundialmente conhecida como A-B-C para C-A-B, desta forma deve-se alterar a corrente da vida, veja foto.

As novas diretrizes assim como em 2005 abordam as questões do Socorrista não pertencente a area da Saúde, em seu captulo (Socorrista Leigo), indicando a RCP somente compressão, alem de eliminar o procedimento "Ver, ouvir e sentir" para leigos, tambem é idicada a compressão torácica com no minimo de 100 compressões por minuto.

SBV para Profissionais de Saúde:

É introduzido a identificação de gasp agônico pelo atendente/telefonista, e recomendado que o atendente/telefonista forneça instruções de RCP quando necessario, nesse capitulo tambem é abordado a ênfase nas compressões torácicas, bem como o acionamento do serviço de emergência, tambem é recomendado a alteração da seguencia A.B.C para C.A.B, o profissional de saúde tambem não podera checar a respiração atraves do Ver, ouvir e sentir, ver tabela1.

Para profissionais de saúde tambem é abordado sobre a ressucitação em equipe, e realizado uma comparação dos principais elementos da RCP em adultos, crianças e bebês, e recomendando o uso do DEA em bebês, tambem é abordado sobre Cardioversão sincronizada.

Técnicas e Dispositivos de RCP:

Neste Captulo é abordado sobre os principais dispositivos utilizados na RCP.

Suporte Avançado de Vida Cardiovascular:

Na nova diretriz é recomendado um novo algoritimo para SAVC e tambem aparece a recomendação da capnografia, é aborado os cuidados organizados pós-PCR como hipotermia e redução da concentração de oxigênio inspirado após o retorno espontâneo da circulação com base na saturação de oxi-hemoglobina monitorada e agora existe um foco nas situações especiais da ressuscitação.

Você tambem vera mudanças nos seguintes seguimento: sindromes coronárias agudas, acidente vascular encefálico, suporte básico e avançado de vida em pediatria, ressuscitação neonatal, questões eticas, treinamento, implementação e equipes, primeiros socorros.
Fotos
Foto: Reprodução Foto: Reprodução
Sala de aula - Técnico Enfermagem - Urgência e Emergência
Mafraweb - Desenvolvimento de sites e soluções web