Aula 01 Instrumentação Cirurgica - Caçador
LEGISLAÇÃO

Legislação é o conjunto de leis dadas a um povo. Legislador é todo aquele que integra um corpo Legislativo, ou a instituição a que se atribui o poder de legislar ou ditar as leis do país. Os legisladores são constituídos por senadores, deputados federais e estaduais, e vereadores.

Dos aspectos legais das atividades dos instrumentadores cirúrgicos

É muito importante o trabalho do instrumentador cirúrgico como membro de uma equipe.
A equipe é formada pelo cirurgião, o instrumentador auxiliar, anestesista e os circulantes da sala, sendo igualmente valioso o trabalho de todos os membros da equipe, cujas tarefas devem ser compartilhadas em comum por cada um deles.
As tarefas dos instrumentadores cirúrgicos vem se expandindo cada vez mais. Estes devem ser preparados para as tarefas mais simples, como por exemplo, a limpeza de materiais cirúrgicos, até as tarefas de maior complexidade.
Recentemente vem ocorrendo a necessidade dos instrumentadores manter contatos mais diretos com os pacientes, o que até então estava reservado quase que exclusivamente às enfermeiras.
Em geral, o instrumentador cirúrgico trabalha sob a supervisão direta do cirurgião. Desenvolvendo as mais simples tarefas até as mais complicadas dependendo de suas aptidões e da sua qualificação profissional


O instrumentador cirúrgico deve ser cauteloso em tomar a iniciativa de suas funções profissionais, limitações legais e responsabilidade técnicas

Sala de aula - Instrumentação Cirúrgica - Material de Apoio
Mafraweb - Desenvolvimento de sites e soluções web