Cartilha Para Pais de Adolescentes
CARTILHA PARA PAIS DE ADOLESCENTES

Quando tudo vai bem na vida dos seus filhos, as pessoas dizem que você teve muita sorte. Quando alguma coisa sai errada, acusam você de ter falhado como pai ou mãe.

Simplistas e injustas, essas noções são freqüentes. Muitos pais tendem a não valorizar o esforço imenso que fazem para que seus filhos sejam sadios física e emocionalmente, sentem culpa e angústia quando algo não vai exatamente como gostariam e se perguntam “onde foi que eu errei?”.

Quando o problema com os filhos envolve consumo de drogas as coisas parecem ainda mais difíceis. A preocupação dos pais pode ser tão intensa que, como no filme “O bicho de sete cabeças”, a tentativa de ajudar o filho e redimir a culpa transforma um problema, possivelmente passageiro e de solução possível, numa tragédia que afeta violentamente a vida da família e do jovem.

Essa cartilha visa orientar pais de adolescentes e oferecer informações e orientações para ajudá-los a transformar a energia muitas vezes consumida pela ansiedade, em iniciativas produtivas que contribuam para que os riscos de seus filhos terem problemas com bebidas alcoólicas, cigarro e outras drogas sejam minimizadas.

As orientações aqui contidas são insuficientes, caso seu filho ou sua filha já estejam encontrando problemas com o consumo de álcool ou outra droga. Nesse caso, é necessário buscar ajuda especializada.

O conteúdo das orientações preventivas desta cartilha foi dividido em quatro partes: uma mais geral, com algumas sugestões de como conversar sobre limites com seus filhos; as outras três com a discussão sobre situações freqüentes na convivência com filhos como as relações com “más companhias”, as conversas sobre drogas, as reações dos pais quando encontram drogas no quarto do filho(a), entre outras.
Sala de aula - Técnico Enfermagem - Drogas
Mafraweb - Desenvolvimento de sites e soluções web