complexo B
s vitaminas do complexo B ajudam a manter a saúde dos nervos, pele, olhos, cabelos, fígado e boca, assim como a tonicidade muscular dos aparelho gastrintestinal. As vitaminas do complexo B são coenzimas envolvidas nas produção de energia e podem ser úteis nos casos de depressão e ansiedade. As vitaminas do complexo B devem sempre ser ingeridas juntas, mas uma determinada vitamina B poder ser consumida de duas a três vezes mais do que outra na tratamento de um determinado problema.


Vitamina B1 (Tiamina)

A tiamina melhora a circulação e ajuda a produção de ácido clorídrico, a formação de sangue e o metabolismo de carboidratos. A tiamina afeta a energia, os problemas de crescimento e a capacidade de aprendizado e é necessária para a tonicidade muscular normal dos intestinos, estômago e coração.


Vitamina B2 (Riboflavina)

A riboflavina é necessária para a formação de hemácias, produção de anticorpos, respiração celular e crescimento. Alivia a fadiga ocular (vista cansada) e é importante na prevenção e tratamento da catarata. Ajuda no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas.


Vitamina B3 (Niacina, Niacinamida, Ácido Nicotínico)

A vitamina B3 é necessária para a circulação adequada e pele saudável. Vitamina B3 ajuda no funcionamento do sistema nervoso, no metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas e na produção de ácido clorídrico para o sistema digestivo. A niacina reduz o colesterol e melhora a circulação. A vitamina B3 também é eficaz no tratamento da esquizofrenia e outras doenças mentais.


Ácido Pantotênico (B5)

Conhecido com a vitamina "antiestresse", o ácido pantotênico atua na produção dos hormônios supra-renais e na formação de anticorpos, auxilia a utilização de vitaminas a conversão de lipídeos, carboidratos e proteínas em energia. Esta vitamina é necessária para produzir esteróides vitais e cortisona na glândula supra-renal e é um elemento essencial da coenzima A.



Vitamina B6 (Piridoxina)

A piridoxina participa de mais funções orgânicas do que qualquer outro nutriente isolado. Afeta tanto a saúde física quanto a saúde mental. É benéfica se você sofre de retenção de líquido.


Vitamina B12 (Cianocobalamina)

A vitamina B12 é necessária para prevenir anemia. Auxilia a formação e longevidade das células. Essa vitamina também é necessária à digestão apropriada, absorção dos alimentos, síntese de proteínas e metabolismo de carboidratos e lipídeos. Além disso, a vitamina B12 previne danos aos nervos, mantém a fertilidade e promove o crescimento e desenvolvimento normais.

CURIOSIDADE A AFIRMAÇÃO: A vitamina B afasta os mosquitos.

OS FATOS: Os mosquitos são mais atraídos por algumas pessoas do que por outras; isso já é sabido a partir de vários estudos.


Mas a internet está cheia de anúncios de pílulas e suplementos que, teoricamente, afastariam esses insetos dos ímãs de mosquitos ambulantes. Um argumento generalizado é que, ao tomar vitamina B, ou usar adesivos ou outros produtos que contêm a vitamina, você consiga ficar livre dos insetos. Estudos realizados nos anos de 1960 sugerem que ingerir pequenas doses do suplemento três vezes ao dia durante a estação em que os mosquitos mais atacam ajuda a produzir um odor na pele que repele esses insetos.

No entanto, estudos mais recentes demonstraram que a afirmação, na verdade, não passa de um mito. Em um estudo publicado em 2005 na revista científica "Journal of the American Mosquito Control Association", cientistas fizeram que com um grupo de pessoas tomasse suplementos de vitamina B diariamente durante oito semanas, enquanto outro grupo tomava vitamina C e um terceiro grupo não tomava nenhum suplemento. Uma vez a cada 15 dias, os cientistas usaram enxames de mosquitos para analisar se os suplementos tiveram algum efeito. Apesar de cada pessoa atrair os mosquitos em graus muito diferentes, no geral não houve nenhuma evidência de que a vitamina B ajudou a afastar os insetos.


Outro estudo, realizado por cientistas no Brasil, administrou gotículas de vitamina B a animais e os expôs a mosquitos fêmeas (os únicos que picam). Os estudiosos não encontraram nenhuma diferença no grau de atratividade entre o grupo com vitamina B e o grupo controle.

O VEREDICTO: Estudos sugerem que a vitamina B não é um repelente eficiente de mosquitos
RESUMO DA VITAMINA B : os alimentos que sao ricos em Vitamina B são : Carnes peixes ovos e outros .

Fonte: Futebol e Nutrição
Sala de aula - Técnico Laticínios - Artigos
Mafraweb - Desenvolvimento de sites e soluções web