Beba leite para os músculos
Segundo estudo, leite ajuda mulheres a torrar gordura e ganhar musculatura

Consumo de leite melhora a composição corporal das mulheres

Mulheres que praticam musculação e bebem dois copos grandes de leite por dia ganham mais musculatura e queimam mais gordura que aquelas que tomam bebidas esportivas, afirma estudo da Universidade McMaster publicado na edição de junho da Medicine and Science in Sport and Exercise.

“A musculação não é uma escolha óbvia das mulheres, mas os benefícios à saúde são enormes: aumenta a força e a saúde de ossos e músculos de uma forma que nenhum outro exercício faz”, garante Stu Phillips, autor do trabalho.

Stu já havia observado que o leite ajuda homens e ganharem mais muque e torrar mais gordura. Agora, o pesquisador quis testar a premissa em mulheres, grupo que usualmente é avesso a derivados do leite por acreditar que eles engordam. “Esperávamos que o ganho de musculatura fosse até maior, mas nos surpreendemos com a perda de gordura. Ainda não sabemos por que, mas estamos investigando. Acreditamos que a combinação de cálcio, proteína de alta qualidade e vitamina D seja a chave e todos esses nutrientes são encontrados no leite”.

Os pesquisadores monitoraram mulheres jovens que nunca haviam feito musculação por 12 semanas. Todos os dias, duas horas antes do treino, elas eram orientadas e não comer ou beber nada que não fosse água. Logo depois da sessão de exercícios, um grupo consumiu 500 ml de leite desnatado, enquanto o outro, bebidas esportivas. As mesmas bebidas foram consumidas pelos dois grupos uma hora depois do treinamento.

“Os resultados mostraram que coisas simples como fazer musculação regularmente e o consumo de leite melhora substancialmente a composição corporal das mulheres”, observou o cientista.

Fernando Fischer / texto: Vanessa de Sá

Fonte: sportlife.com.br
Sala de aula - Técnico Laticínios - Artigos
Mafraweb - Desenvolvimento de sites e soluções web