Santa Catarina é estado que mais vacinou na campanha contra a gripe
Foram imunizadas 92,4% das pessoas dos grupos de risco

Santa Catarina foi Estado com maior índice de vacinação contra a gripe no Brasil, informou nesta terça-feira a Secretaria de Saúde. Depois da atualização dos números verificou-se que 92,4% das pessoas dos grupos de risco foram imunizadas.

O resultado está muito acima do mínimo exigido que é de 80%. O desempenho catarinente inclui a vacinação de 96% das crianças entre seis meses e dois anos, 91,1% de pessoas acima dos 60 anos, 97,7% dos profissionais de saúde e 74,5% de grávidas até 45 dias antes do parto. Os detentos e 370 mil doentes crônicos também receberam doses, mas ambos não tinha meta fixada.

No total, foram imunizados 1,3 milhão de catarinenses, contra 1,2 milhão no ano passado.E os números devem crescer porque a campanha de vacinação vai continuar e o foco principal serão crianças de até dois anos, 11 meses e 29 dias.

A expectativa da Secretaria da Saúde é imunizar 80 mil pessoas nesta faixa etária contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B nos próximos 20 dias. O grupo foi escolhido porque passa bastante tempo em creches, geralmente locais fechados e com possibilidade de transmissão para os pais em casa.

O secretário de Saúde, Dalmo Claro de Oliveira, disse que o Estado tem 80 mil doses em estoque. Elas estão sendo distribuídas para que hoje seja possível tomar a vacina. As cidades receberão a quantidade proporcional à necessidade.

Ele acrescentou que em alguns municípios sobraram frascos da primeira remessa e nestes casos os grupos de risco, como doentes crônicos, pessoas acima dos 60 anos e grávidas, podem ser imunizadas. Mas antes é preciso verificar a disponibilidade.

Além da vacinação, a prevenção à gripe incluiu treinamento de profissionais de saúde e orientação para começar o tratamento rápido com Tamiflu. Estudo com 28 pacientes que morreram por causa do H1N1 no ano passado mostrou que a maioria só começou a tomar a medicação depois de uma semana da doença.

Verba federal

Os R$ 5 milhões enviados pelo governo federal ao Estado também vão ajudar. O dinheiro será investido em respiradores de alta capacidade, monitores de UTI e oxímetros, equipamento que mede a oxigenação do sangue. A liberação ocorreu na segunda-feira, mas a informação chegou a Secretaria de Saúde em 23 de abril e a licitação deve ser lançada em breve. O secretário afirmou que se não houver recursos durante a concorrência, o processo termina em até 60 dias.

DIÁRIO CATARINENSE

15/05/2013 - Notícias
Mafraweb - Desenvolvimento de sites e soluções web