As funções de cada profissional da área de enfermagem
 Enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem pertencem à mesma área, mas possuem funções diferentes. As atividades relacionadas a esses profissionais apesar de distintas se complementam e dependem uma da outra. Por exemplo, o técnico e o auxiliar podem dar remédios e aplicar injeções, mas para isso precisam ter a supervisão de um enfermeiro do setor.

Vamos às diferenças:

O enfermeiro é formado em um curso superior de enfermagem. Ele pode exercer a função de enfermeiro-chefe, supervisionando as atividades dos técnicos e auxiliares. É responsável pelos cuidados diretos a pacientes graves e de maior complexidade técnica, que são aqueles que exigem base científica e que demandem decisões imediatas. Pode até prescrever medicamentos, desde que estes estejam estabelecidos em programas de saúde pública.

Atuar no controle e prevenção de doenças infecciosas, doenças transmissíveis e nos danos que podem ser causados durante o atendimento também é função do enfermeiro. Ele pode ainda prestar assistência de enfermagem à gestante antes e depois do parto, e até realizar o mesmo desde que não envolva cirurgia ou cesariana, como conhecemos.

Já o técnico de enfermagem precisa ter curso técnico de pelo menos 2,5 anos e com diploma. O técnico cuida de pacientes semicríticos que podem estar em estágio quase grave. Pode medicar os pacientes via oral ou não oral e fazer cateterismo.

O auxiliar de enfermagem, por sua vez, para exercer a profissão precisa ter certificado de enfermagem conferido por uma instituição de ensino. Faz parte da competência do auxiliar dar cuidados básicos em casos sem presença de risco. Ele pode fazer curativos simples, aplicar injeções e administrar medicamentos simples. É função dele também observar e reconhecer sinais e sintomas, e também prestar cuidados de higiene e conforto ao paciente.
11/06/2013 - Notícias
Mafraweb - Desenvolvimento de sites e soluções web