Formação de Cipeiros Conforme NR5
Foto: Divulgação
O que é CIPA?
Significa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. É uma comissão formada por representantes do empregador e dos empregados, que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho.

Segundo a Norma Regulamentadora n° 05, a NR-05, "devem constituir CIPA, por estabelecimento, e mantê-la em regular funcionamento as empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados".

Obs: É necessário estar trabalhando ou ter uma empresa onde levantar dados para fazer os exercícios do treinamento, caso a pessoa não esteja trabalhando ou não tenha uma empresa onde obter as informações para os exercícios, será emitido um certificado de participação.
Objetivos do Curso:
Este curso é dirigido a todos os profissionais que participam ou irão participar da CIPA e necessitam ser treinados ou re-treinados.
Durante este curso iremos aprender:
Todo conteúdo da NR5, legislação trabalhista e previdenciária, formação e estrutura da CIPA, tipos de riscos de saúde e segurança ocupacional, AIDS etc.
Como identificar dos riscos nos processos de trabalho, elaborar mapas de risco, planos de trabalho que possibilitem ações preventivas ou corretivas na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho.
Como implementar e controlar de medidas prevencionistas, bem como avaliar as ações prioritárias a serem realizadas nos locais de trabalho.
Como realizar verificações periódicas nos ambientes, visando a identificação e correção de riscos para a saúde dos trabalhadores.
Como avaliar metas fixadas em plano de trabalho, divulgar aos trabalhadores informações relativas a segurança e saúde no trabalho, promover campanhas de prevenção de acidentes de acordo com a NR 5 etc.

Público-alvo
Indicados pelo empregador (efetivos,suplentes e designados) e eleitos pelos empregados(efetivos e suplentes) para a CIPA

Formato do Curso:
A formatação do Curso é com base na andragogia “Arte de ensinar adultos”, sendo as aulas teóricas e praticas.

MÓDULO 1
Introdução; Conceito; Significado da CIPA; Acidentes e doenças do trabalho; Reflexão sobre 11 de setembro; Acidentes do trabalho; Catástrofes em doses homeopáticas.

MÓDULO 2
Legislação trabalhista e previdenciários; Comissão interna de prevenção de acidentes CIPA; Consolidação das Leis da Previdência Social; Lesão corporal; Acidente do trabalho;
Contaminação; Benefícios da previdência; Aposentadoria; Prerrogativa do INSS - Reabilitação.

MÓDULO 3
NR5 – Organização; Constituição; Atribuições da CIPA e Funcionamento; Treinamento; Processo eleitoral; NR5 – Contratantes e contratados; Plano de trabalho; Dimensionamento.

MÓDULO 4
.Princípios de higiene do trabalho e de medidas de controle e risco; Proteção individual; NR6 Equipamentos de proteção; Noções sobre acidentes e doenças do trabalho na empresa; Portaria 25; Riscos físicos; Limites de tolerância (ruído) O EPI; Vibrações; Radiações.

MÓDULO 5
Riscos ergonômicos

MÓDULO 6
Iluminação; Riscos de acidentes; Verificação de segurança; Conclusão; Plano de ação; Ciclo da verificação de segurança; Processo de trabalho.

MÓDULO 7
Mapeamento de risco; Etapas de elaboração; Variações do mapa; Metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças no trabalho; Conceitos; Causas; Condição insegura.

MÓDULO 8
Investigação e análise de acidentes; Passos a serem seguidos; Causas e conseqüências de acidentes; Medidas preventivas; Estatísticas; Taxa de freqüência.

MÓDULO 9

AIDS e medidas de prevenção; Convivência com portadores do HIV; Acidentes e
contaminação;Como inativar o vírus da AIDS; Transmissão ocupacional da doença.

MÓDULO 10

Visita em uma empresa de médio a grande porte

CARGA HORARIA

40 Horas

Atendemos Todo o Brasil Para Turmas In Company
Cursos
Mafraweb - Desenvolvimento de sites e soluções web